Frequently Asked Question

Cadastro de Produtos
Última atualização 2 ano(s) atrás

Existem algumas formas de efetuar o cadastro de um produto, conforme vou listar abaixo.

Para se chegar na tela de cadastro pode ir pelo menu "Cadastros" "Produtos" ou use o atalho em seu teclado " CTRL + P", conforme imagem abaixo.

image

Ainda pode usar o atalho na tela principal do sistema...

image

Ao utilizar uma dessas formas de abrir a tela de cadastro de produtos do sistema, abrirá uma tela conforme a imagem abaixo:

image

Para iniciar um cadastro de produto, clique no botão 

image
image

Abrirá a tela acima, onde será necessário inserir os dados de acordo com o produto. Algumas informações adicionais e necessárias poderão ser encontradas na nota fiscal de compra ou você pode pedir ajuda a sua contabilidade. Aqui vamos informar o que é obrigatório informar que possa ser cadastrado o sistema e também consiga emitir um documento fiscal desse produto.

image

O código é gerado de forma automática pelo sistema.

image

A descrição do produto logicamente é obrigatória.

Caso seja necessário e você queira pode cadastrar o código de barras GTIN para facilitar no PDV. Caso contrário vamos avançar para a aba "Dados Fiscais" conforme imagem abaixo:

image

A aba "Dados Fiscais" só será necessária se for emitir documentos fiscais, caso contrário não precisa ser alterada. Partindo do ponto que utilizará documentos fiscais vejamos como faremos.

Vamos começar com "Unidade de movimentação do estoque" onde basicamente vamos informar unidade de compra e de venda e também informar o fator de conversão. Por exemplo: Você compra uma caixa de óleo de soja e na caixa vem  20 unidade de óleo, logo em "Fator de Conversão" você irá informar "20", então o sistema entenderá que quando a unidade de compra for 1 caixa em seu estoque será lançado 20 unidades.

Em N.C.M./S.H. e CEST deverá ser informado conforme vem na nota de compra, caso não tenha nota ou não consiga emitir nota de venda por conta do N.C.M. então é bom consultar sua contabilidade com a finalidade de colocar a informação correta em seu sistema. Uma vez informado o N.C.M. ao pressionar a tecla TAB o sistema já preenche de forma automática o CEST, caso tenha.

Outra informação obrigatória para quem vai emitir documentos fiscais é o código GTIN deverá ser informado igual à aba anterior.

Vamos agora para a aba "Dados Privados (Disponível somente para a filial logada).

image

Nesta aba é obrigatório informar o "Preço de Custo" do produto" no campo da imagem abaixo:

image

Vamos mostrar outros campos que não são obrigatório, mas são importantes utilizar.

image

Informando o estoque mínimo, quando atingir esse valor informado o sistema informa para que seja feita a reposição.

image

Aqui você vai informar o estoque inicial/atual, após isso, não será mais possível ajustar por essa rotina, precisa seguir outras que informaremos em um próximo tutorial.

image

Informando um valor nesse campo o sistema calculará de forma automática a comissão de um vendedor e é possível em uma rotina específica fazer a baixa do valor ao pagar.

image

Informe aqui a margem de lucro que você quer praticar no produto em porcentagem ou clique na calculadora para informar o valor em R$.

image

Aqui precisa informar a qual grupo de tributação esse produto pertence. Talvez seja necessário o auxilio de um contador para informar de forma correta.

image

É possível também controlar ou não o seu estoque, usando as opções acima para isso.

image

Também é possível configurar para venda no atacado, aplicando desconto na compra de determinada quantidade.

image

Para finalizar clique em "Gravar(F6)" e confirme.

Por favor, aguarde!

Por favor aguarde... vai levar um segundo!